1. Inicio
  2. Blog
  3. Futebol
  4. Maiores campeões do Brasileirão série A

Maiores campeões do Brasileirão série A

Thiago Beato
Atualizado: 16/07/2024, 16:01:38
Futebol
Brasileirão Série A
Maiores campeões do Brasileirão série A
Compartilhe este artigo:

Definitivamente o futebol no Brasil é um dos mais fortes no planeta. Alguns times nacionais se destacam a tal ponto que são os maiores campeões do Brasileirão A, uma das competições nacionais mais disputadas e equilibradas do planeta, com nuances e dificuldades que a tornam um dos torneios mais difíceis e traiçoeiros. 

O Palmeiras é o atual campeão depois da derrocada do Botafogo, que acabou deixando o título escapar com uma série de derrotas e consagrou o Palmeiras com o seu 12° título nacional, um dos grandes times do Brasileirão Série A

Por outro lado, equipes com peso histórico no cenário nacional como o Santos Futebol Clube acabou rebaixado, com a definição de rebaixados e campeão para as últimas rodadas.

Ou seja, é um campeonato com muitas nuances, com equipes com aproveitamentos distintos quando jogam em casa ou como visitante. 

Da mesma forma, é uma competição que requer um elenco qualificado, sendo que muitas partidas acabam com resultados surpreendentes, o que exige um conhecimento e interpretação do campeonato e suas dificuldades de forma única.

Quem foi o primeiro campeão do Brasileirão Série A?

A definição do primeiro campeão do Brasileirão Série A é envolta em polêmicas. Para entender essa história, é preciso voltar ao dia 29 de março de 1960, quando o Bahia venceu a decisão da Taça Brasil contra o Santos no Maracanã por 3x1. 

O primeiro título nacional dos baianos no que era considerada oficialmente a primeira conquista nacional de um clube de futebol no Brasil.

A Taça Brasil é reconhecida e validada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) bem com os torneios disputados entre 1959 e 1970, por isso o Bahia era considerado o primeiro campeão Brasileiro de forma oficial. 

Mas tudo mudou novamente. Sem muitas explicações, na tarde de sexta-feira , 25 de agosto de 2023, a CBF reconheceu a Copa dos Campeões Estaduais de 1937 como um título nacional análogo ao Brasileirão Série A, e com isso o Atlético (MG) é oficialmente o primeiro clube campeão nacional do Brasileirão Série A. 

Com isso, o Galo passou a ser um tricampeão brasileiro (1937, 1971 e 2021), sendo que o Atlético (MG) já possuía essa honraria até o momento em que a própria CBF reconheceu as conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, por isso o Bahia era considerado primeiro campeão nacional. 

Mas a entidade resolveu alterar o já tumultuado ranking de maiores campeões do Brasileirão série A, e a discussão e polêmica voltaram à tona.

 Dessa maneira, com o reconhecimento da conquista da Copa dos Campeões Estaduais de 1937, o Galo retomou a honraria como o primeiro campeão do Brasileirão Série A.

Times com mais vices do Brasileirão Série A

Considerando os campeonatos nacionais disputados também como a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, dentre os times com mais vice-campeonatos do Brasileirão Série A, o Internacional de Porto Alegre é o recordista com mais vices, com nove vices, sendo o último deles no Campeonato Brasileiro de 2022. 

O Santos aparece na sequência, com oito vice-campeonatos, seguidos por 6 vices do São Paulo. Os mineiros Atlético e Cruzeiro aparecem empatados na quarta posição do ranking de times com mais vices do Brasileirão Série A.  

Palmeiras, Grêmio e Vasco da Gama possuem 4 vice-campeonatos nacionais cada um. 

Times com mais pontos na era de pontos corridos do Brasileirão Série A

Dentre os principais vencedores do Brasileirão Série A, algumas equipes de destacam como os times com mais pontuação na era de pontos corridos, iniciada em 2003.

De acordo com o ranking da própria CBF, o São Paulo é o time com mais pontos na era de pontos corridos de 2003 até 2023

Abaixo o ranking com os dez primeiros colocados como times com mais pontuação na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro:

  1. 1.

    São Paulo: 1.324 pontos

  2. 2.

    Flamengo: 1.279

  3. 3.

    Santos: 1.237

  4. 4.

    Internacional: 1.221

  5. 5.

    Corinthians: 1.209

  6. 6.

    Fluminense: 1.184

  7. 7.

    Atlético (MG): 1.180

  8. 8.

    Palmeiras: 1.177

  9. 9.

    Grêmio: 1.133

  10. 10.

    Atlético (PR): 1.116

Formato do Brasileirão Série A

Definitivamente o Campeonato Brasileiro é um dos destaques do futebol brasileiro.

Um dos mais disputados campeonatos do planeta, ele teve em sua última edição uma derrocada impressionante do Botafogo, que acabou deixando o título escapar com uma série de derrotas, consagrando o Palmeiras com o seu 12° título nacional

Por outro lado, uma equipe com peso histórico no cenário nacional como o Santos Futebol Clube acabou sendo rebaixada, com a definição de rebaixados e campeão para as últimas rodadas.

Ou seja, é um campeonato com muitas nuances, com equipes com aproveitamento distintos quando jogam em casa ou como visitante. Esse tipo de informação é importante na hora de analisar as odds de uma partida.

Desde 2003 o Campeonato Brasileiro série A é disputado em formato de pontos corridos, com os 20 clubes se enfrentando em turno e returno, com as quatro piores equipes rebaixadas para a série B.

Os seis primeiros colocados garantem classificação na Libertadores da América, sendo que os quatro primeiros colocados entram diretamente na fase de grupos da competição continental. 

O 5° e 6° colocados disputam a Pré-Libertadores, etapa classificatória para tentar alcançar a fase de grupos. Do sétimo colocado até a 12ª  posição ganham vaga na Copa Sul-Americana, a segunda competição mais importante na América do Sul. 

Uma observação importante é que se o campeão da Copa do Brasil estiver entre os seis primeiros colocados ao término das 38 rodadas, o sétimo colocado também entra na Pré-Libertadores.

Artilheiros do Brasileirão Série A

Dentre os maiores artilheiros do Brasileirão Série A, jogadores lendários e históricos, que estão marcados no coração dos torcedores até hoje pela sua técnica e faro de artilheiros em uma das competições mais disputadas e acirradas do futebol brasileiro. 

O saudoso e lendário Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco da Gama, é o recordista com 190 gols em 329 partidas disputadas por Vasco e Portuguesa.

O ex-atacante Fred, com passagens marcantes por Cruzeiro, Fluminense e Atlético (MG), é o segundo colocado com 150 gols marcados. 

O ídolo e artilheiro histórico Romário é o terceiro colocado na lista, com 154 gols marcados por Vasco, Flamengo e Fluminense, sendo o artilheiro em três edições do Brasileirão Série A. De forma impressionante, Romário marcou o milésimo gol da sua carreira aos 41 anos de idade. 

O sempre polêmico e goleador Edmundo aparece na sequência em quarto lugar, com 153 gols marcados por Vasco, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Fluminense.

Abaixo a relação com os dez primeiros no ranking de artilheiros, todos eles na galeria dos principais jogadores do Brasileirão Série A de todos os tempos:

  • Roberto Dinamite: 190 gols

  • Fred: 158 gols

  • Romário: 154 gols

  • Edmundo: 153 gols

  • Zico: 135 gols

  • Diego Souza: 130 gols

  • Túlio Maravilha: 129 gols

  • Serginho Chulapa: 127 gols

  • Dadá Maravilha: 127 gols

  • Washington: 126 gols

Conheça os maiores campeões do Brasileirão Série A

Atual campeão em uma disputa histórica, com uma derrocada do Botafogo que chamou atenção de todos, o Palmeiras conquistou o seu 12° título na competição, se consagrando o maior campeão do Brasileirão Série A.

Considerando a contagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com a unificação das competições, a lista com os maiores campeões do Brasileirão Série A fica assim:

  1. 1.

    Palmeiras - 12 títulos

  2. 2.

    Santos e Flamengo - 8 títulos

  3. 3.

    Corinthians - 7 títulos

  4. 4.

    São Paulo - 6 títulos 

  5. 5.

    Cruzeiro, Fluminense e Vasco - 4 títulos

Vale destacar que em 2010 a CBF reconheceu a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas equivalentes ao peso do Campeonato Brasileiro iniciado a partir de 1971, alterando toda a contagem da entidade máxima do futebol brasilero.

Jogadores com mais títulos do Brasileirão Série A

Na história geral do Campeonato Brasileiro, contabilizando também as disputas da Taça Brasil e bem como do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Rei do Futebol Pelé é o jogador com mais títulos do Brasileirão Série A, com 6 títulos conquistados, junto com Lima e Pepe, seus companheiros de Santos Futebol Clube. 

Na sequência aparecem Coutinho, Ademir da Guia, Mengálvio, Zito, Andrade, Dudu, Dagoberto, o lateral Mayke, Zinho e Lima. Todos eles estão na galeria dos maiores vencedores do Brasileirão Série A.

Já contabilizando apenas a disputa do Brasileirão Série A na era dos pontos corridos, o lateral Mayke, atualmente no Palmeiras, é o recordista com cinco títulos conquistados, em 2013 e 2014 pelo Cruzeiro e em 2018, 2022 e 2023 pelo Palmeiras.

História do Brasileirão série A

Após 40 anos de múltiplos formatos e sem um sistema padrão de disputa, passando desde a Taça Brasil, considerada a primeira competição nacional de clubes, o campeonato nacional de clubes, bem como a criação do Clube dos 13 e a Copa União, o campeonato passou a adotar um sistema fixo de disputa.

Em 2003, naquela oportunidade com 24 clubes em disputa, o Cruzeiro foi campeão brasileiro em uma campanha irretocável, com o formato de disputa em pontos corridos.

A partir de 2006 foi definido o número de participantes em 20 clubes, com os quatro piores colocados sendo rebaixados para a série B. 

Atualmente, o campeonato é dividido em quatro divisões: Séries A,B, C e D, com 20 times cada uma, sendo que a série C possui 68 clubes participantes e um formato de disputa diferente, com 20 clubes que se enfrentam em turno único na primeira fase.

Vale ressaltar que a Série D também possui um formato de disputa distinto. 

Em 2010, a Confederação Brasileira de Futebol unificou o Campeonato Brasileiro, reconhecendo as competições anteriores ao ano de 1971.

Na prática isso representou a validação da Taça Brasil e o Torneio Robertão o peso de conquista equivalente ao Campeonato Brasileiro.

Compartilhe este artigo:
Thiago BeatoEspecialista em Apostas Esportivas

Jornalista, apaixonado por esportes e pelo universo das apostas esportivas. Acompanha diariamente o universo esportivo mundial, as principais competições bem como os principais jogadores e atletas. Especialista em Inbound Marketing, produção de conteúdo e no mercado de iGaming.

Últimas noticias